Artigos sobre: Integrações e Desenvolvedores

Como integrar o Google Ads em sua plataforma

Integrando o Google Ads



Acesse sua plataforma e vá em: Painel do administrador > Apps , então clique na integração Google Ads.



Esta integração requer três informações apenas:
ID da tag, exemplo: G-B1ZWXCEDEM
ID da conversão, exemplo: AW-976670125
Rótulo de conversão, exemplo: QgEkCPnaAYKGMbdb29ED

Caso você não possua uma ação de conversão do Google Ads, basta acessar https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/ e se logar com sua conta Google, caso você ainda não tenha configurada uma conta no Google Ads, será necessário criá-la.

Criando uma ação de conversão



Após logado em sua conta do Google Ads vá em: Metas > Conversões > Resumo.



Na tela seguinte, clique em " Nova ação de conversão ", você será levado para uma nova página onde deve clicar no botão " SITE " onde você deverá inserir a URL da sua plataforma, exemplo: https://minhaplataformateste.mindz.com.br , feito isso clique em " Verificar ".








Feito isso, aparecerá novas informações na pagina atual, como campos de conteúdos logo abaixo, você irá até a opção "Criar ações de conversão manualmente utilizando código", então, clique no botão " Adicionar uma ação de conversão manualmente ".



Na janela de configurações que for aberta, escolha a categoria (A) " Compra ", no campo (B) "Nome da conversão" defina um nome para a conversão que está criando, e nas opções de valor (C) certifique-se de estar marcado a opção " Usar valores diferentes para cada conversão ", ainda nas opções de valor (C) deixe o campo valor padrão como R$ 0, terminado estas configurações clique em " Concluído ".
Obs: O valor padrão é o valor atribuído a uma conversão quando o mesmo não é declarado.





Na tela seguinte, você já consegue ver a ação que criou, agora, clique em " Salvar e continuar ". Por fim, na tela seguinte, clique em " Concluído ".





Finalizado estas configurações você será levado para a tela de resumo, onde são listadas todas as ações criadas por você. Clique no nome da ação que criou para ter acesso aos códigos que serão utilizados na integração da sua plataforma EaD.



Na tela de detalhes da sua ação, clique na opção " Instalar a TAG por conta própria ".



Lhe será mostrado novas informações logo abaixo, busque pelas áreas de código denominadas " TAG do Google " para obter sua TAG e " Snippet de evento " para obter seu ID da conversão e Rótulo da conversão.





A : TAG do Google;
B : ID da conversão;
C : Rótulo da conversão.

Agora com posse das informações necessárias para a realização da sua integração, basta voltar na sua plataforma inserir os dados necessários e salvar sua integração para que ela seja ativada.


Atenção:
A captura de eventos pelo Google pode levar em média alguns dias, basta aguardar.
Todas as páginas são monitoradas para remarketing, porém a página final de compra é usada para contabilização da conversão.

Abaixo você encontrará uma tabelas dos eventos rastreados pela integração.

EventoDescrição
begin_checkoutInício de checkout de cursos pagos.
conversionFinalização de compra de um produto pago.
generate_leadMatrícula em cursos gratuitos.
view_itemVisualização de um produto.
sign_upConclusão de cadastro de um usuário pela página de cadastro.




Configurando as conversões otimizadas
Primeiro, acesse "Metas > Conversões > Configurações."




Na tela seguinte, clique em “Conversões otimizadas”, e a opção será expandida. Habilite a opção “Ativar as conversões otimizadas” se já não estiver habilitada, e então você deverá clicar em “Detalhes da tag”.




No novo menu que será aberto, primeiro ative a opção “Especificar seletores de CSS ou variáveis JavaScript” e habilite-a para E-mail e Telefone. Mude o tipo de variável em ambos para “Variável JavaScript Global”, e em seguida, escreva “userEmail” no campo de endereço de email e “userPhone” no campo de telefone, como indicado na figura abaixo.





Por último, basta clicar em “Salvar” para aplicar as novas configurações.



Atualizado em: 09/05/2024